Home > Conteúdos > Artigos

Ética na sua empresa com um Canal de Denúncias efetivo

O dia a dia do mercado corporativo envolve pessoas, fornecedores, clientes e parceiros comerciais. No contato com esses públicos, as empresas podem estar sujeitas a irregularidades e más práticas que podem passar despercebidas, causando danos financeiros e à imagem da organização. Abuso sexual, coação moral ou bullying, conflito de interesses, suborno, propina e demais práticas antiéticas podem ser encontradas em empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Tendo em vista esse cenário alarmante no Brasil, a criação da Lei nacional nº 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção Brasileira e também como Lei da Empresa Limpa, é uma forma de exigir integridade do mercado. Essa lei e outras que surgiram após em âmbito estadual prezam pela presença de Mecanismos de Integridade e Compliance nas empresas. Dentre essas leis, a presença de um canal de denúncia é unanimidade.

O Canal de Denúncias é o coração do mecanismo de integridade, pois permite aos demais funcionários apontarem eventuais irregularidades que talvez a empresa nunca conseguisse identificar sem a sua ajuda. A longo prazo, essa ferramenta também se torna útil na identificação de possíveis áreas onde existam a necessidade de treinamentos em compliance para seus colaboradores, deixando a empresa em constante observância de possíveis melhoras.

A Contato Seguro sabe da importância dessa ferramenta e atua em mais de 30 países auxiliando centenas de clientes na implementação e gestão do Canal de Denúncia. Dados informam que um canal de denúncias externo é 6 vezes mais efetivo que um canal interno e a grande maioria dos relatos são realizados fora de horário comercial e em finais de semana.

Diferenciais do nosso Canal de Denúncias:

  • Funcionalidade 7 dias por semana
  • Todos os dias do ano
  • 24h por dia
  • Atendimento realizado por psicólogos preparados
  • Denúncias e relatos com possibilidade de anonimato

O relato recebido do manifestante passa por algumas etapas para que ele seja atendido com excelência e, tanto a empresa quanto o funcionário, fiquem satisfeitos. Confira como é o fluxo de uma denúncia no canal da Contato Seguro:

Fluxo de denúncias

Conheça os serviços que o Canal de Denúncias da Contato Seguro contempla:

  • Orientação técnica para formação dos comitês responsáveis pela análise e investigação das denúncias e estabelecimento das medidas de correção e disciplinares.
  • Desenvolvimento de portais customizados e demais demandas para implementação total do canal.
  • Criação de campanhas de comunicação para sensibilização dos públicos divulgação da ferramenta.
  • Criação de treinamentos customizados de temas de Compliance.

Saiba mais sobre a Contato Seguro e a importância do canal de denúncias para sua empresa: http://canaldaetica.com.br/

Um Canal de Denúncias externo é um diferencial competitivo e que está de acordo com leis e normas vigentes no país e no mundo. O que a sua empresa está esperando para adequar-se nas exigências éticas do mercado?

Entre em contato com nossos especialistas

Atenção: Este não é um formulário de denúncias. Destina-se apenas para empresas interessadas em conhecer os serviços da Contato Seguro.